OUÇA RADIO ALÔ MARANHÃO

segunda-feira, 5 de junho de 2017

MAIOBA HOMENAGEADA EM BRASILIA

tivemos um fim de semana  de destaque na área cultural  em são luís, da ultima sexta (3) até as primeiras horas desta segunda dia 05 quando encerrou as atividades em alguns espaços públicos e privados que foram preenchidos com eventos culturais na capital maranhense
na noite do sábado, logo iniciamos com o primeiro batizado desta temporada, e foi justamente o boi brilho da mata no bairro do pequizeiro próximo ao angelim que foi batizado aqui em são luís.


Ainda no sábado o destaque maior ficou com a abertura do arraial pertinho de você na cohama  e o arraial da vila palmeira e na litorânea o show ficou por conta do maior espetáculo cultural a céu aberto que é o fenomenal boi da maioba, com o evento denominado festeja maioba 120 anos, que contou com participação especial  do forró poeirão, boi brilho da ilha e mais a apresentação oficial e um mega ensaio da trupiada maiobeira até o sol raiar.


evento esse que aconteceu no espaço bola no gol, que teve um saldo bastante positivo na avaliação da diretoria do boi da maioba.
para iniciar a semana já com destaque na área  tivemos nesta  segunda  dia (5) a homenagem ao boi da maioba pelos seus 120 anos de existência e muita alegria na cultura do maranhão, realizada no plenário Ulysses Guimarães da câmara dos deputados em Brasília e que contou com a presença do presidente do boi o sr.zé Inaldo e do cantador oficial e comandante do batalhão o marcos da maioba que fez alegria dos parlamentares federais cantando uma das belas toadas gravadas  no cd desta temporada dos 120 anos de maioba.



apenas para ilustrar mais o que acabamos de citar, com  origens no século xviii, a festa mistura dança, música, teatro e etc. em 2011 foi reconhecida como patrimônio cultural pelo instituto do patrimônio histórico e artístico nacional (iphan). a manifestação cultural recebe nomes diferentes em cada parte do país: boi-bumbá, no amazonas e no pará; bumba-meu-boi, no maranhão; boi calemba, no rio grande do norte; cavalo-marinho, na paraíba; bumba de reis ou reis de boi, no espírito santo; boi pintadinho, no rio de janeiro; boi de mamão, em santa Catarina e boizinho no rio grande do sul. Cultural e aqui no maranhão é o nosso famoso bumba-meu-boi seguimento cultural o qual está inserido o boi da maioba com seus 120 anos e que lembramos mais uma vez, foi homenageado nesta segunda em Brasília e mostrado para o brasil e o mundo.



Nenhum comentário :

Postar um comentário