OUÇA RADIO ALÔ MARANHÃO

sv10.hdradios.net

terça-feira, 7 de junho de 2016

PREFEITURA DE SÃO LUIS INICIA MONTAGEM DO ARRAIAL DA MARIA ARAGÃO


        
A montagem da estrutura de barracas que vão compor o arraial da Praça Maria Aragão, dentro da programação do São João de Todos, parceria entre a Prefeitura de São Luís e o Governo do Estado, estão a todo vapor. Mais uma vez, o espaço será palco para a diversidade de atrações artísticas e grupos folclóricos tradicionais a partir do dia 18, quando ocorrerá a inauguração oficial do arraial, que prosseguirá até o dia 29 de junho. A expectativa é atrair mais de 150 mil pessoas durante os 12 dias de festa.
"O arraial da Maria Aragão já é reconhecido na capital maranhense como o espaço privilegiado para o público que deseja acompanhar toda a diversidade de manifestações culturais e folclóricas, tudo com conforto, segurança e a variedade de comidas típicas, um espaço destinado especialmente para a produção dos nossos artesãos e informações para o turista, garantindo, mais uma vez, a parceria consolidada com o Governo do Estado", destacou o secretário municipal de cultura, Marlon Botão.
A estrutura do arraial da Maria Aragão tem capacidade para receber mais de 100 mil pessoas ao longo da temporada junina, com serviços de segurança, alimentação, saúde e informações turísticas, com programação funcionando todos os dias, das 18h à meia-noite, e apresentações artísticas e culturais que ocuparão um palco central com 285m² e um palco anexo. O sistema de som terá três estruturas, sendo um no palco principal, outro no palco concreto da praça e o terceiro no Barracão do Forró, espaço com 80m² destinado à apresentação de bandas e artistas com o melhor do forró pé-de-serra.
        
Para comercialização de produtos e alimentos na Praça Maria Aragão estão sendo montadas 10 barracas, que serão administradas por empresas de alimentação e associações sem fins lucrativos selecionadas por meio de chamada pública.
O edital de seleção de barracas e comércio informal contou com a inscrição de 22 interessados, que passaram por processo de seleção, habilitação e sorteio realizado no dia 3 de junho, no Cine Teatro da Cidade. Cada barraca vem com espaço total de 18m². A Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh), por meio da Blitz Urbana, realizará fiscalização no espaço reservado ao comércio informal instalado ao lado do antigo Espaço Cultural, no fundo da praça.
Além das barracas que comercializarão comidas típicas da culinária maranhense, o arraial vai contar também com espaço destinado exclusivamente para idosos e pessoas com baixa mobilidade, com 100 cadeiras reservadas, além de banheiros químicos na parte esquerda do palco.
Um posto de saúde equipado para atendimento de urgência funcionará durante o período de realização da programação junina. A segurança será executada por agentes da Guarda Municipal da Secretaria de Segurança com Cidadania (Semusc) e da Polícia Militar, além de segurança privada.

       

Dedicado exclusivamente à divulgação e comercialização dos trabalhos dos artesãos ludovicenses, o Espaço do Artesanato funcionará como uma espécie de museu vivo, onde serão feitas demonstrações do processo de produção de peças e artefatos. Os artesãos participaram de um processo de cadastro, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, e alguns serão selecionados para comercializarem seus produtos durante a programação.
A iniciativa garante oportunidades de negócios, emprego e renda aos artesãos da grande São Luís, considerando o ambiente propício para a venda e, principalmente, para a divulgação do trabalho aos maranhenses e aos turistas. Entre os produtos em exposição estarão artesanato em fibra de buriti, bordados, cerâmicas, peças com personagens folclóricos, entre outros.
A estrutura do arraial da Praça Maria Aragão terá, mais uma vez, a parceria dos serviços disponibilizados pelas Secretarias Municipais de Obras e Serviços Públicos (Semosp), de Saúde (Semus), da Criança e Assistência Social (Semcas), de Segurança Alimentar (Semsa), de Segurança com Cidadania (Semusc) e de Trânsito e Transportes (SMTT), além do Corpo de Bombeiros.


Nenhum comentário :

Postar um comentário